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[/vc_column_text][vc_single_image source=”external_link” external_img_size=”240×364″ alignment=”center” external_style=”vc_box_rounded” custom_src=”http://i2.wp.com/www.carlosbyington.com.br/site/wp-content/uploads/2013/10/Capa-Constru%C3%A7%C3%A3o-portugu%C3%AAs.png?resize=480%2C714″][vc_column_text]O Fundamento e a Finalidade da Pedagogia Simbólica Junguiana. São Paulo: W11 Editores, 2004, 367 pgs.Resenha
A proposta da Pedagogia Simbólica Junguiana é resgatar a vivência emocional e prazerosa no ensino para aumentar a profundidade do aprendizado e dificultar o seu esquecimento. Para isso faz uso exuberante de técnicas expressivas participativas na sala de aula, visando liberar a espontaneidade do corpo, da emoção e da imaginação lúdica-criativa do professor e do aluno. O resultado é um ensino vivo e útil na formação da Consciência e no engajamento social. Sua adoção significa o fim de um longo processo de dissociação entre sujeito e objeto em nossa tradição cultural.
Ao expulsar a Inquisição da universidade, a ciência centralizou a verdade no objetivo. Infelizmente, junto com o fanatismo, expulsou também do ensino científico a intuição, o sentimento, a introversão, a ética e a totalidade. A ética passou a ser ensinada fora do método científico. Daí veio o aprender sem vivenciar e a facilidade de se esquecer o que se aprende. O psiquiatra Carlos Byington destaca que essa é a maior dificuldade do ensino acadêmico moderno, herança do domínio das práticas dissociadas exercidas na universidade ocidental desde o final do século 18. A Pedagogia Simbólica Junguiana toma como modelo o método pelo qual a vida naturalmente nos ensina. Tem como base teórica a Psicologia Simbólica Junguiana, criada por Byington, que descreve a dimensão simbólica formadora da Consciência, dando especial ênfase ao pensamento arquetípico junguiano, a partir da Psicanálise de Freud e de Melanie Klein, e da Psicologia Analítica de Jung e de Erich Neumann. Dessa psicologia decorre a proposta deste livro, uma teoria de educação sistêmica que reúne o construtivismo cognitivo de Piaget com a psicologia profunda emocional dos processos inconscientes, originando o Construtivismo Simbólico.
O ambiente para mudar a natureza do ensino é o relacionamento professor-aluno-escola-família e sociedade, tomado como modelo amoroso e criativo de solidariedade, o que recomenda este livro não só aos educadores, mas também aos pais, autoridades e formadores de opinião, para que o debate sobre a pedagogia que precisamos encontre aqui subsídios teóricos e práticos fundamentais.[/vc_column_text][vc_column_text]
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[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_wp_text]Inveja Criativa – O Resgate de uma Força Transformadora da Civilização[/vc_wp_text][vc_empty_space height=”60px”][vc_wp_text]
Psicopatologia Simbólica Junguiana – Um Estudo do Mau e da Ameaça de Autodestruição da Nossa Espécie.[/vc_wp_text][vc_wp_text]
A Viagem do Ser em Busca da Eternidade e do Infinito – As Sete Etapas Arquetípicas da Vida pela Psicologia Simbólica Junguiana.[/vc_wp_text][vc_wp_text]
A Construção Amorosa do Saber – O Fundamento e a Finalidade da Pedagogia Simbólica Junguiana[/vc_wp_text][vc_wp_text title=”Adquirir:”]Para adquirir entre em contato por email ou por telefone:
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